A partir da aproximação antiga entre Mapa D2 e o Acervo Mariposa, nasce o convite para Nirvana Marinho, coordenadora e idealizadora do acervo, propor uma curadoria. Agora como pesquisadora e resultado da experiência diária com acervo de dança, proponho aqui uma cartografias da vídeodança no Brasil, seguindo os rastros da pesquisa Vid.br, depois os rastros dos festivais de vídeodanças, sobretudo Dança em Foco, e ainda o olhar atento de como um mercado nasce e renasce a cada exibição destes vídeos.

Para saber, Vid.br (www.acervomariposa.com.br/vidbr) foi uma iniciativa do Acervo Mariposa, em meados de 2008, ao largo da realização do veio principal deste programa cultural que se define por gerir um acervo de vídeos de dança. A pesquisa foi realizada por Rita Tatiana Cavassana, artista da dança e colaboradora assídua do Acervo.

Um certo próximo passo é olhar para a produção dos festivais de dança, especificamente aqueles voltados à produção de vídeodança. Destes: Dança em foco, Rio de Janeiro (com edições em outras cidades; desde 2003; http://www.dancaemfoco.com.br/), Festival Novadança, Brasília (desde 1997; http://festivalnovadanca.blogspot.com/), Play Rec (desde 2007) – destacamos o primeiro deles, por sua robustez, importância, e alcance nacional, congratulando uma videoteca online.