O MAPA E PROGRAMA DE ARTES EM DANÇA (E PERFORMANCE) DIGITAL é uma plataforma virtual para a difusão e apoio educacional, tecnológico e mercadológico do campo da dança e da performance com mediação tecnológica, em países de língua portuguesa e espanhola. Nosso objetivo é colaborar no desenvolvimento e qualificação de artistas e pesquisadores acadêmicos e para isso buscamos criar um espaço de compartilhamento de informações úteis, procurando contemplar as demandas de cada país participante e primando pela veracidade e confiabilidade das informações obtidas e disponibilizadas.

Em 2012 estamos empreendendo esforços no desenvolvimento de eixos curatoriais que visam a reflexão sobre o campo da dança com mediação tecnológica através da seleção e discussão de obras organizadas de acordo com recortes temáticos e conceituais. Esse programa foi lançado em 2011 com o Eixo Curatorial do México Perfoma 0.2.

É com imensa alegria que disponibilizamos o Eixo Curatorial proposto por Nirvana Marinho, dançarina, teórica em dança e coordenadora do projeto Acervo Mariposa, programa cultural de gestão do acervo de vídeos de dança.

O Eixo curatorial “Intersecções entre acervo, mercado e o artista: porque vídeodanças” propõe uma cartografia dos vídeosdanças já coletados pelo Acervo Mariposa através do Vid.Br, um espaço de discussão de mostras, festivais e pesquisas sobre Videodança com participação direta dos artistas-produtores de obras. O presente eixo relaciona as obras dos seguintes artistas: Alex Soares, Dora Pessoa, Joana Ferraz, Kika Nicoleta, Letícia Sekito e Sarah Ferreira.

 

“Se a dança é corpo de seu próprio meio, é tecnologia de si, presta-se uma curadoria sobre suas formas de nomadismo dentre os festivais a fim de inventarmos olhos de ver o tráfego, trânsito, relações, continuidades e descontinuidades do processo da linguagem vídeodança no Brasil. Boa viagem.”

Nirvana Marinho

 

Saiba mais!