LANÇAMENTO DO EIXO CURATORIAL: VÍDEO-DANÇA DE PRODUÇÃO PORTUGUESA

 

A Comunidade MAPAD2 disponibiliza mais um Eixo Curatorial!

 

Esse eixo curatorial investigou obras do gênero produzidas na última década em Portugal. O trabalho apresenta uma organização e análise, com base em aspectos técnicos e conceituais, proporcionando um espaço para a reflexão. A curadoria é de Laura Ferro e orientação de Daniel Tércio (Portugal).

Laura é coreógrafa e diretora artística, criou e apresentou espetáculos, assim como, ministrou cursos e consultorias de coreografias em diferentes cidades do Brasil e da Europa nos últimos 15 anos. Atualmente, trabalha na produção e criação de obras artísticas para o setor comercial e em projetos independentes. Paralelamente, é aluna do curso de Mestrado Performance Artística – Dança da Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa.

Vídeo-Dança de Produção Portuguesa é o projeto que visa reunir obras contemporâneas do género criadas nos últimos 10 anos por artistas portugueses, tendo dois propósitos: compor os Eixos Curatoriais da plataforma Mapa D2 e tornar-se o foco de estudo para o desenvolvimento da tese de mestrado da própria pesquisadora, aluna do curso Performance Artística – Dança da Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa. A partir destes dois objetivos, o projeto adquiriu, por um lado, um contexto de aplicação prática e, por outro, uma vertente teórico-académica, que foi orientada e proposta à pesquisadora pelo Prof. Doutor Daniel Tércio, parceiro do Mapa D2 em Portugal.

 

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O eixo curatorial é uma ação do MAPAD2, em parceria com artistas e instituições que visam a reflexão sobre o campo da dança com mediação tecnológica, através da seleção e discussão de obras organizadas de acordo com recortes temáticos e conceituais. Esse programa foi lançado em 2011 e hoje já conta com eixos propostos por 4 países (México, Brasil, Argentina e Portugal).

 

Currículo Resumido

 

Laura Ferro: Coreógrafa e diretora artística. Fundou, em 2003, a Companhia Swásthya de Artes Cénicas, em Curitiba, estreando o seu primeiro espetáculo em 2004, no teatro Elis Regina – Anhembi, em São Paulo. Criou e apresentou espetáculos em diversas cidades do Brasil e no estrangeiro. Em 2008, inaugurou um novo pólo de ensaios na cidade de São Paulo. O seu trabalho artístico consistiu sobretudo na pesquisa de movimentos provenientes das filosofias orientais, revelando o Yôga como principal técnica para a construção coreográfica. Em 2010, na sequência de um convite da DeROSE Culture e da Ordem do Mérito das Índias Orientais, funda em Portugal a AdiMove Company, que fez a sua estreia no Rivoli Teatro Municipal, em 2011. Nos últimos 15 anos, ministrou cursos e consultorias de coreografias em diferentes instituições, em seis Estados do Brasil e na Europa, nomeadamente em Paris, Barcelona, Roma, Lisboa e Porto. Atualmente, trabalha na produção e criação de obras artísticas para o setor comercial e em projetos independentes. Paralelamente, é aluna do curso de MestradoPerformance Artística – Dança, da Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa.

Daniel Tércio: Estudou Filosofia (UL), Artes Plásticas (ESBAL) e História da Arte (UNL). Foi bolseiro do serviço de Belas Artes da Fundação Calouste Gulbenkian, durante o biénio 1994/95. Em 1997 concluiu o Doutoramento em Motricidade Humana-Dança na Faculdade de Motricidade Humana. Na sequência da pesquisa então realizada, publicou a obra Dança e Azulejaria no Teatro do Mundo. Para além de numerosos artigos publicados em Portugal e no estrangeiro, é autor de obras de ficção e tem participado em projetos performativos e de formação artística, numa perspectiva transdisciplinar. Atualmente, é Professor Associado na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa. É membro da direção do Instituto de Etnomusicologia – centro de estudos em música e dança, coordenando uma linha de estudos sobre etnocoreologia e estudos culturais em dança. Desde 2004 colabora regularmente com a imprensa escrita, sobretudo como crítico de dança.

 

 

 

 

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DANÇA TELEMÁTICA – Embodied in varios Darmstadt’58

EMBODIED IN VÁRIOS DARMSTADT’58 

Espetáculo de dança telemática no qual a relação corpo/sonoridade é o cerne da investigação a partir da articulação entre músico e dançarino localizados em pontos remotos, ou seja, localizados em Brasil, em Espanha e na México, atuando em tempo real através da Internet. Partindo do processo improvisacional em música e em dança, o intuito é construir uma partitura cênica que inter-relaciona dançarinos e compositores de locais remotos das 3 cidades envolvidas (Salvador, Barcelona e Cidade do México) sendo o corpo o ponto em comum entre todos: a sonoridade surge a partir da ação do corpo do dançarino em articulação com o músico.

“Embodied in varios Darmstadt’58″ aborda a sonoridade incorporada que rediscute os poderes entre música e dança, os quais são reposicionados pela intenção da obra e seu contexto da Arte em Rede. O termo “darmstadt’ 58″ no título faz referência a célebre frase de Nam June Paik: “My past 14 years [are] nothing but an extension of one memorable evening at Darmstadt ’58″, data na qual encontrara John Cage pela primeira vez. Nessa frase, Paik demonstra a importância de Cage para o mundo das artes, iniciando discussões sobre o som e o silêncio, sobre o escutar e o ver, sobre a relação entre as linguagens, e tantas outras reflexões que reverberam ainda hoje. Mas o termo Darmstadt foi escolhido para título também por ser a “cidade-berço” da Neue Musik.

O projeto “Embodied Varios Darmstadt 58″ (EVD58) é patrocinado pelo IBERESCENA – Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Ibero-americanas, integrado por 12 países, entre eles o Brasil, que financiam o programa e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através do Edital Setorial de Culturas Digitais 2013.

EVD’58

Co-produção Salvador – Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas – UFBA
Co-produção Barcelona – Konic Thtr
Co-produção México – Translab

Concepção: Ivani Santana
Gestão Cultural: Jk Santos

FICHA TÉCNICA

Co-produção Salvador
Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas – UFBA

Direção Geral, Dança e Interatividade – Ivani Santana
Produção – Jacson do Espírito Santo
Música e Interatividade – Luiz Naveda e Felipe André
Iluminador – Pedro Benevides Dultra
Câmeras, edição e imagens em tempo real: Valdinei Matos
Técnico de Rede – Italo Valcy
Assistente de Rede – Pedro Lacerda
Fotografia – Shai Andrade
Assessoria de Comunicação – Doris Veiga Pinheiros

Serviço
O que: EVD’58 – Espetáculo de Dança Telemática
Quando: Dia 31/10 (quinta-feira)
Horário: Às 21h
Onde: Teatro Martim Gonçalves – Escola de Teatro da UFBA
Valor: R$10,00 (Inteira) e R$5,00 (Meia) 

Os dois dias de apresentação poderão ser assistidos, em tempo real, através dos endereços http://embodied.mx/ e http://www.poeticatecnologica.ufba.br/site/.

Mais informações em: http://embodied.mx/

Tropixel

O Festival TropixelArte, Ciência, Tecnologia e Sociedade vai reunir artistas, cientistas, ativistas e pesquisadores de diferentes lugares do Brasil e do mundo em Ubatuba e Juiz de Fora. Realiza-se de 17 a 19 de outubro (Juiz de Fora) e 21 a 25 de outubro (Ubatuba), abrangendo a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A intenção do Festival Tropixel, parceiro brasileiro da rede de eventos internacionais Pixelache, é articular criticamente particularidades brasileiras na fronteira entre cultura e tecnologia – por um lado com referências científicas e teóricas, e por outro com práticas experimentais contemporâneas – em busca de futuros justos, sustentáveis e includentes.

O Festival Tropixel é articulado pelo núcleo Ubalab e pela UFJF junto a uma comissão organizadora com abrangência nacional, bem como grupos e instituições locais. Grande parte da programação do festival em Ubatuba será definida a partir de uma convocatória por propostas de participação (encerrada no dia 01/09).

Mais informações em: http://tropixel.ubalab.org/

 

CuerpoMóduloCódigo.2 – CICLO EN2TIEMPOS. ITINERARIOS DE DANZA

CICLO EN2TIEMPOS. ITINERARIOS DE DANZA.
Presentación: 25 DE OCTUBRE, 18.30 hs
Lugar: SALA PALACIOS, RECTORADO
Organiza la prosecretaría de Arte y Cultura; Rectorado.
Coordina: Alejandra Ceriani

Descripción:

Este es un trabajo de exploración de la relación entre el cuerpo, el movimiento, su modelización y transformación en imagen y música. Intentando descubrir y forzar los límites de los dispositivos, así como establecer un lenguaje transparente que atraviese las dimensiones de lo virtual y lo físico, para expandir al cuerpo. En CuerpoModuloCódigo el cuerpo se incorpora a la lógica de máquinas virtuales que lo abrazan, perciben e influencia, desplegando una trama musical que intenta aprehender la gramática del movimiento.

Datos de contacto y/o links:Datos de contacto y/o links:

http://www.emmelab.com.ar/

Performance: Soledad Belén

Laboratorio EmmeLab:
Francisco Alvarez Lojo
Ezequiel Rivero
Ariel Uzal
Rosa Nolly
Emiliano Causa

Dpto Multimedia/FBA/UNLP/

4° In Medi Terraneum Festival Internacional Simultáneo de Videoarte

La presente convocatoria se abre en el marco de la cuarta edición de In Medi Terraneum Festival Internacional Simultáneo de Videoarte, que tendrá lugar en Argentina, Uruguay, Colombia, España, Italia y Grecia durante los días 28, 29 y 30 de Noviembre de 2013.
El número máximo de obras seleccionadas serán un total de seis, representativas de cada uno de los países participantes en la presente edición y permanecerán expuestas durante los tres días de duración del festival.
El jurado podrá otorgar hasta un máximo de dos menciones a dos obras de entre la totalidad de las recibidas.
En la jornada de clausura tendrá lugar una sesión de Vj y Dj que se realizará en la ciudad de Madrid que podrá combinar fragmentos de dichas obras para formar una nueva pieza híbrida. Esta sesión será retransmitida en directo por streaming podrá ser seguida desde las distintas sedes organizadoras.

El plazo para la presentación de obras cierra el día 5 de Noviembre de 2013.

La información relativa a posibles cambios en la presente convocatoria se encontrará disponible en la web www.inmediterraneum.com

Área temática

Los trabajos presentados deberán abordar desde la perspectiva que los artistas deseen la siguiente temática:

• Fuera de lugar

Vivimos un momento confuso, en el que muchos lugares comunes se están desmoronando en lo social, en lo emocional, en lo identitario o en lo artístico.
Afirmando que algo está fuera de lugar, damos por sentado que hay un lugar adecuado para cada cosa, cada sentimiento y cada acto, pero ¿cómo o quién fija las líneas divisorias?
Este tema puede abordarse desde muy distintas perspectivas y ninguna queda excluída.
Invitamos a reflexionar sobre lo que significa sentirse fuera de lugar por sentir que no estamos donde queremos, por sentir que nuestra realidad no nos pertenece, por sentirnos dislocados, por ser extranjeros en tierra extraña, desarraigados, patologizados, por vivir contracorriente o añorando un tiempo que hubiéramos querido vivir pero que nos es ajeno.
Pero el fuera de lugar puede referirse también a lo que se sale de lo habitual, lo que está fuera del marco de lo establecido, lo que es híbrido y no pertenece claramente a un único lenguaje.
Empujar todo con lo que trabajamos hasta el límite entre lo que queda dentro y fuera de nuestro control, hasta ese casi no-lugar, genera también de manera paradójica, espacios para la libertad absoluta de acción y reflexión y actúa como una onda sísmica que desplaza todo fuera de su eje y obliga a redefinir categorías, sacudiendo al interlocutor y generando, bien miedo a lo desconocido, bien un deseo de superar la ahora tan nombrada “zona de confort”.

Características de las obras y participantes

• Los participantes deberán ser nacionales de cualquiera de los países organizadores (Argentina, Uruguay, Colombia, España, Italia, Grecia) o residentes en los mismos, sin límite de edad.
• Podrán concurrir de manera individual o colectiva.
• Podrán inscribir un máximo de dos obras a concurso sin importar fecha de producción
• Los trabajos enviados deben haber sido realizados en soporte videográfico
• Es imprescindible que estén ajustados al área temática anteriormente descrita
• Pueden estar realizadas en cualquiera de los idiomas de los países participantes (castellano, italiano, griego) o en caso contrario incluir subtítulos en inglés.
Envío de obras
• Con independencia del formato videográfico en el que se hayan realizado, las obras deberán presentarse vía Internet.
• Se subirá un archivo de video en calidad mínima DVD PAL (MPEG-2 no superior a 100 Mb) a un servidor (recomendamos www.wetransfer.com no obstante se aceptan otros servidores).
• Una vez subido el archivo, este generará un link de descarga que se deberá adjuntar en el correo electrónico a través del cual se realizara la inscripción.
• Si el artista o colectivo disponen de un canal de vídeo en el cual se puedan visionar las obras presentadas a concurso, podrán sustituir el procedimiento anterior y adjuntar el link de la obra en dicho canal en lugar del link de descarga a un servidor.
• Una vez comunicadas las obras seleccionadas, los autores deberán enviar los archivos de las mismas en formato MPGE2 PAL, 25 fps, a 1500 kbps

Inscripción y documentación

Las inscripciones se realizarán vía correo electrónico a las siguientes direcciones, en función del país por el que se participe:
Argentina: argentina@inmediterraneum.com
Uruguay: uruguay@inmediterraneum.com
Colombia: colombia@inmediterraneum.com
España: madrid@inmediterraneum.com
Italia: italia@inmediterraneum.com
Grecia: greece@inmediterraneum.com
Selección

La selección de obras finalistas se llevará a cabo por el equipo curatorial del Festival (Paula Mª Lorén Soler, Federico Allocco Melani y Fabrizio Silvestre), pudiendo contar con algún miembro de las instituciones organizadoras en cada país, así como con comisarios externos, invitados en cada edición .
Serán seleccionadas un máximo de seis obras (que representarán a Uruguay, Argentina, Colombia, España, Italia y Grecia respectivamente)
El fallo será comunicado en un plazo no superior a dos semanas tras el cierre de la convocatoria de manera pública en la web: www.inmediterraneum.com

Los criterios de selección se ajustarán a los siguientes puntos:
• Adecuación de los vídeos presentados al área temática propuesta
• Coherencia discursiva de la obra
• Originalidad y calidad en la factura técnica

El jurado puede además otorgar hasta un máximo de dos menciones de entre el total de las obras recibidas, las cuales podrán ser mostradas junto a las obras seleccionadas por cada país, haciendo constar su calidad de “mencionadas”. Estas menciones se deciden en el caso de que, después de la deliberación y selección por parte del jurado existieran obras que, a criterio del mismo, ameritaran ser distinguidas. La decisión tomada será inapelable.
El fallo será publicado en la web del festival, www.inmediterraneum.com

 

Informações em: www.inmediterraneum.com

Brisa MP apresenta parte de sua investigação no FLA e ISEA (Austrália)

La artista Chilena Brisa MP presenta parte de su investigación en FLA – Foro Latinoamericano e ISEA Simposio Internacional de Arte Electrónico

12 de junio 2013

13:15 pm

Universidad de Sydney , Sydney, Australia

http://www.isea2013.org/events/latin-american-forum-presents-2

ARTE, CUERPO Y TECNOLOGÍA  APROXIMACIÓN A UN PANORAMA  ACTUAL  LATINOAMERICANO

En la exposición se pretende realizar un recorrido breve por la situación actual de la producción artística que sitúa como eje central el cuerpo humano y la tecnología desde el campo de la performance y la Danza. Este  recorrido propone un mapeo de diversas instancias de producción en los ejes descritos, tales como: artistas,  obras, producción teórica, redes de colaboración,  investigación y festivales realizados en América Latina, y un análisis del panorama general en la región.

Sin duda que el desarrollo de arte-tecnología en Chile y América Latina ha estado mayormente comandado por artistas provenientes de las  Artes visuales. En este campo de acción podemos ver que las artes escénicas y performativas no se quedan atrás, y si bien su aproximación a la ciencia y la tecnología ha ido ocurriendo lentamente , actualmente es posible reconocer distintos proyectos desarrollan en nuestra región. Estas instancias de trabajo componen una red integrada por diferentes acciones ya sean éstas artísticas , formativas y de difusión que han ido conformando un cuerpo reconocible de exploración entre danza-performance y mediación tecnológica.

Por otra parte, el estado de la cuestión evidencia problemáticas diversas tanto conceptuales, estéticas y económicas, propone nuevos medios de creación colaborativa , instala instancias de intercambio intercultural y de formación que han permitido un desarrollo local que funciona en paralelo y desde los márgenes del territorio tradicional de la Danza y la Performance.

Se reconoce a la vez que en América Latina una primera aproximación a la relación danza y tecnología, proviene desde la producción de videodanza, que como acontecimiento inicial  desplazó lo escénico a la imagen digital y a la pantalla. Esto se evidencia en la mayoría de los países, siendo un segundo estado danza-performance y tecnológica de estructuras técnicas y estéticas más complejas, por tanto presenta niveles de desarrollo desiguales en los países de la región.

GP POÉTICA – SELECIONA ARTISTAS DA DANÇA, DA VIDEOARTE E DA ARTE-MÍDIA

 

Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas: corpoaudiovisual (GP POÉTICA) está selecionando artistas da Dança, da Videoarte e da Arte-mídia para participar do espetáculo de Arte em Rede “dQ13 Dancing Across Oceans” com coordenação geral do músico Prof. Bancheol Goo (KAIST, Graduate School of Culture Technology, Coréia).

Essa é uma iniciativa da Asia-Pacific Advanced Networked (APAN), reponsável pela rede avançada de telecomunicação daquela região. O projeto conta com a participação de 7 países: Coréia, Malásia, Indonésia, Ilhas Fiji, República Tcheca, Espanha e Brasil que estarão simultaneamente interagindo através da Internet para compor uma obra de dança, música, imagem e interatividade em tempo real.

“dQ13 Dancing Across Oceans” fará parte da programação do Asia-Pacific Advanced Networked 36th Meeting, evento internacional que será realizado de 19 a 23 de agosto de 2013 em Daejeon, Coréia.<http://www.apan.net/meetings/Daejeon2013/>

A apresentação e o grupo que participará de Salvador contarão com minha coordenação. Minha experiência nesse campo iniciou em 2001 e acabo de retornar do pós doutoramento realizado no Sonic Arts Research Center (Reino Unido) com pesquisa nesse campo .

Alguns dos meus espetáculos de Arte em Rede tais como Frágil (2011), e_Pormundos Afeto (2009/11), (In)TOQue (2008) e Versus (2005) podem ser vistos em <http://ivanisantana.net/videos/>. Além disso,  esse site disponibiliza alguns textos que abordam a questão da Dança e da Arte em Rede <http://ivanisantana.net/publicacoes/>, e ainda projetos sobre esse campo <http://ivanisantana.net/projetos-academicos/>. Recomendamos que os interessados em participar da seleção verifiquem previamente essas informações para compreender os aspectos envolvidos em experiências dessa natureza.

O projeto tem o suporte da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. O processo criativo será realizado em apenas um mês e fornecerá uma bolsa no valor de R$ 667.61 (bruto) para os selecionados.

Essa é a segunda participação do GP POÉTICA nos eventos da APAN, o primeiro foi realizado em fevereiro de 2012. Além da Ásia, contamos com vários parceiros internacionais como o Sonic Arts Research Center (Reino Unido), Centro Multimídia do México, Kònic Thtr (Espanha), New York University, dentre outros.

O GP Poética, em parceria com a RNP e com o CPD, tornou-se uma referência no campo da Dança Telemática, colocando a UFBA como uma das instituições do mundo com grande atuação nesse campo.

Perfil dos artistas para seleção:

* 1 artista da Dança com experiência em dança contemporânea, improvisação e, preferencialmente, com conhecimento em mediação tecnológica;

* 1 artista da VídeoArte com experiência em edição, operação de câmera e em espetáculos e eventos cênicos com vídeo ao vivo;

* 1 artista da Arte Mídia com experiência em interatividade através de Kinect e programação. Profissionais da computação poderão ser aceitos nessa função.

Remuneração pelo período: R$ 667,61 (valor bruto)

Período: 10 de Julho a 23 de Agosto de 2013 (32 dias de trabalho aproximadamente)

Horário de ensaio: tardes (horários e dias serão definidos posteriormente)

Seleção: interessados devem enviar curriculum e portifólio dos trabalhos realizados (fotos, vídeos, links de páginas na Internet) para gppoetica.apan@gmail.com até o dia 31 de maio de 2013.

Resultado: 14 de junho de 2013.

 

Mais informações: ivanisantana.net

Arte, Corpo e Tecnologia aproximação a um panorama atual latinoamericano

Mapeamento dos vários níveis de produção no corpo eixos-Art-tech, como artistas, obras, produção teórica, as redes colaborativas, pesquisa e festivais que se realizam na América Latina, e uma análise do quadro geral na região.

Sem dúvida, o desenvolvimento da arte-tecnologia na América Latina tem sido amplamente liderada por artistas de Artes Visuais. Neste âmbito, podemos ver que as artes performativas e não muito atrás, e enquanto a sua abordagem à ciência e tecnologia vem acontecendo lentamente, agora é possível reconhecer diferentes projetos desenvolvidos em nossa região. Estes órgãos funcionam de uma rede de ações diferentes sejam eles artísticos, educativos e de divulgação que moldaram corpo reconhecível de exploração performance de dança e mediação tecnológica.

Além disso, o estado dos vários problemas evidentes tanto conceitual, estética e econômica, propõe novas formas de criação colaborativa, instâncias instaladas do intercâmbio cultural e de formação que têm permitido o desenvolvimento local funciona em paralelo e das margens do território Dança Tradicional e Performance.

Reconhece-se, enquanto na América Latina a primeira abordagem para a relação dança e tecnologia, vem da produção de filmes de dança, que, como o evento inicial mudou-se para fase de imagem digital e tela. Isto é evidente na maioria dos países, com um segundo Estado-espetáculo de dança e estruturas tecnológicas técnica mais complexa e estética, portanto, apresenta níveis desiguais de desenvolvimento nos países da região.

CHAMADA DE ARTISTAS E TEÓRICOS

Se você é americano e tem feito trabalho de artes cênicas / performance / tecnologia ou que tenham desenvolvido como resultado de um trabalho de campo teórico sobre o corpo do eixo e tecnologia, entre em contato Brisa MP para (lila.lars@gmail.com). Envie o link ou site para ser visualizado e, em seguida, enviar-lhe algumas perguntas.

Note-se que o eixo é de trabalhos de dança, teatro físico ou performance com mediação tecnológica excluindo videodança ou vídeo . Projetos aceitos de obras ao vivo, telepresença ou net art, tendo como eixo o corpo humano.

O conceito básico deste trabalho é aberto. Também ser incluídos neste mapa todos os trabalhos para refletir, criticar ou estabelecer os paradigmas do corpo-ciência-tecnologia, sem necessariamente usar aparelhos sofisticados ou interfaces.
Para os teóricos podem enviar o nome dos textos que foram feitas. Alguns capa do livro ou link.

O eixo trabalhos estético – técnicos :

- Telemática
- Body – som ou de processamento de imagem em tempo real
- Corpo e interativo
- Corpo Digital (Art Net)
- Corpo com o uso de dispositivos eletrônicos ou mecânicos ou reativas interativo (próteses, exoesqueletos, etc.)
- Corpo- inteligência artificial
- Informática cênica
- Outros

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ARTE, CUERPO Y TECNOLOGÍA APROXIMACIÓN A UN PANORAMA ACTUAL LATINOAMERICANO

Mapeo de diversas instancias de producción en los ejes Arte- cuerpo-tecnología, tales como: artistas, obras, producción teórica, redes de colaboración, investigación y festivales realizados en América Latina, y un análisis del panorama general en la región.

Sin duda que el desarrollo de arte-tecnología en América Latina ha estado mayormente comandado por artistas provenientes de las Artes visuales. En este campo de acción podemos ver que las artes escénicas y performativas no se quedan atrás, y si bien su aproximación a la ciencia y la tecnología ha ido ocurriendo lentamente , actualmente es posible reconocer distintos proyectos desarrollan en nuestra región. Estas instancias de trabajo componen una red integrada por diferentes acciones ya sean éstas artísticas , formativas y de difusión que han ido conformando un cuerpo reconocible de exploración entre danza-performance y mediación tecnológica.

Por otra parte, el estado de la cuestión evidencia problemáticas diversas tanto conceptuales, estéticas y económicas, propone nuevos medios de creación colaborativa , instala instancias de intercambio intercultural y de formación que han permitido un desarrollo local que funciona en paralelo y desde los márgenes del territorio tradicional de la Danza y la Performance.

Se reconoce a la vez que en América Latina una primera aproximación a la relación danza y tecnología, proviene desde la producción de videodanza, que como acontecimiento inicial desplazó lo escénico a la imagen digital y a la pantalla. Esto se evidencia en la mayoría de los países, siendo un segundo estado danza-performance y tecnológica de estructuras técnicas y estéticas más complejas, por tanto presenta niveles de desarrollo desiguales en los países de la región.

LLAMADO ARTISTAS y TEORICOS

Si eres Latinoamericano y has realizado un trabajo de artes escénicas / performance / Tecnología o has desarrollado consecuentemente un trabajo en el campo teórico en el eje cuerpo y tecnología, porfavor ponte en contacto con Brisa MP a lila.lars@gmail.com . Envía el link o página web para ser vosionado y luego enviarte alguna preguntas.

Ten en cuenta que el eje es a partir de obras de danza, teatro físico o performance con mediación tecnológica excluyendo la videodanza u obras en video. Se aceptan proyectos de obras vivas, telepresencia o net art que tengan como eje el cuerpo humano.
El eje conceptual de estos trabajos es abierto y libre. También pueden incluir en este mapa todos aquellos trabajos que reflexionen, critiquen o establezcan relaciones con los paradigmas de cuerpo-ciencia-tecnología, sin necsariamente utilizar dispositivos o interfaces sofisticadas.

Para los teóricos se puede enviar el nombre de los textos que se han realizado. Alguna portada de libro o link

El eje estético – técnico de las obras :

- Telemática
- Cuerpo – procesamiento de imagen o sonido en tiempo real
- Cuerpo e interactiva
- Cuerpo digital (Net art)
- Cuerpo con uso de dispositivos electrónicos o mecánicos reactivos o interactivos ( prótesis , exoesqueleto, etc. )
- Cuerpo- inteligencia artificial
- Infomática escénica
- Otros

 

Brisa MP

Artista chilena transdisciplinar. Ela é investiga relacionamento corpo, ciência, tecnologia.
Seu trabalho na dança e linguagem arte performática tentar desenvolver perguntas e pesquisas sobre novas concepções de corpo humano, a relação corpo-cidade-tecnologia, e estudar novas metodologias, paradigmas, formas de arte a partir do uso da tecnologia.
Ela é diretora da INTERFACE Festival Internacional de Arte, bod ciência e tecnologia, e FIVC, Festival Internacional de Videodança do Chile.
Ela é licenciada em Artes Visuais, da Universidade Arcis (Chile). Pós-graduação em “Estudos e Projetos em Cultura Visual” da Universidade de Barcelona (Espanha). Ela estudou dança na Universidade (Chile), workshops e seminários de dança, mídias digitais e tecnologia na Europa e na América Latina.
Na verdade, ela trabalha no Chile e na Argentina, desenvolver tese de graduação finais do Mestrado em Tecnologia e Estética da artes eletrônicas, da Universidade Nacional de Tres de Febrero, em Buenos Aires (Argentina). Ela vai participar 19 th International Symposium on Electronic Art ( Sydney-Au. 2013).

 

IVANI SANTANA em DRAMATURGIAS DO CORPO TELE-SONORO

CORPO TELESONORO é o tema de pesquisa para criação de obra de dança realizada através das redes avançadas de tele-comunicação, a qual denominamos Dança Telemática. Duas questões se articulam nessa pesquisa:1) re-pensar a relação do corpo com a sonoridade; e 2) a relação entre corpos localizados em espaços geográficos distintos que ocorre através de suas sonoridades prioritariamente, retirando assim a ênfase no visual. Nesse sentido, assumo três camadas que se entrelaçam e que dependem do estado corporal do dançarino, as quais denominei: a) corpo orgânico (os sons do organismo de acordo com o estado corporal), b) corpo acústico (o confronto do corpo com seu meio físico) e c) corpo simbólico (a geração de semânticas obtidas na relação do corpo com sua cultura).

DRAMATURGIAS DO CORPO TELE-SONORO Pesquisa de pós doutoramento sobre a relação do corpo com a sonificação realizado no Sonic Arts Research Center (SARC), Queen’s University Belfast, Irlanda do Norte, Reino Unido. Supervisor SARC/QUB Prof. Pedro Rebelo. Bolsa CAPES.

Três estudos principais foram desenvolvidos e finalizados com as seguintes obras criadas em parceria com compositores do SARC e colaboração da New York University:

* relação corpo-sonoridade = camada orgânica

Networked Performance Sound Me

* relação corpo-sonoridade = camada ambiente

Networked Performance Ellipse

Networked Performance Disturbance

Para a terceira camada, denominada simbólica, criei Sussurros,Paisagem sonora para a dança, a qual foi apresentada em dezembro de 2012 no Festival Internacional de Dança InShadow, Lisboa, Portugal.

Essa pesquisa contou com a colaboração de membros do Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas: Hugo Leonardo, Sandra Corradini, Bruno Rodhe, Felipe Andre, Cristiano Figueiró, Messias Bittencourt, Jacson Espirito Santo, e ainda, do Centro de Processamentos de Dados da UFBA, LAVID/UFPB, Dynavideo.

Agradecimento: Luiz Claudio Mendonça, Ítalo Valcy, Claudio Schneider, Sindolfo Miranda, Tom Beyer e Robin Renwick.